Realizar um trabalho como esse documentário é um desafio. Primeiro por juntar em um só projeto pessoas com personalidades tão diferentes. Eu, Fernanda Freitas, Gerciane Alves, Mayara Coimbra e Mirian Machado fomos as roteiristas, diretoras, e pensadoras por trás desse documentário. E devo admitir, tivemos que superar vários obstáculos.

Nosso documentário fala de música. Mais especificamente, fala de Blues e de como o blues chegou a Mato Grosso do Sul, quem faz esse som ecoar em terras pantaneiras. O ritmo – que surgiu com uma forma de expressão dos negros americanos em meados dos anos 60 – ganhou os corações sul-mato-grossenses e também os palcos dos bares e shows da cidade.

O projeto é parte da atividade principal da disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada com muito conhecimento pelo professor Cristiano Cupertino. E em seus meros 12 minutos e 46 segundos tentamos contar um pouquinho do Blues de qualidade que se faz na terra dos sertanejos. 

Marcelo Rezende, Clayton Sales e Robson Rodrigues foram os nomes que emprestaram um pouco da sua história para nos contar m pouco da história do Blues.  Marcelo é jornalista, ex-baixista da banda Bêbados Habilidosos e apaixonado por blues. Clayton Sales também é jornalista, professor e a voz e a mente por trás do programa Blues e Derivados. Robson Rodrigues é músico, vocalista da banda Wisky de Segunda e organizados do MS Blues Festival.



FUÁ - Festival Universitário de Audiovisual


Notícia boa: Nosso documentário foi premiado com o segundo lugar no Festival Universitário de Audiovisual – o FUÁ 2014. Eu e minhas amigas ficamos muito, mais muito contentes mesmo com essa premiação.

Pra terminar quero deixar meu agradecimento à todos que fizeram esse documentário sair do papel, ao professor orientador Cristiano Cupertino, aos editores: Renato Rocha e Adão Mathias, aos cinegrafistas Erisson Córdoba e Márcio Magalhães, a professora Angélica Sigarini e a toda a equipe da TV Pantanal que nos ajudou muito!

Turma de linda de jornalismo da Universidade Anhaguera-Uniderp

Espero que gostem do documentário e que deixem as opiniões de vocês aqui nos comentários. A opinião de vocês é muito importante para essa blogueira de primeira viagem.  

Se quiser acompanhar o Tendência Coletiva nas redes sociais é só seguir




Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josiane Paganini. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.